quarta-feira, 26 de março de 2025

Variáveis de Orçamento e Estimativa de Projetos em Concorrência

Estudo das variáveis

A grande preocupação de um orçamento de concorrência é ficar dentro do limite aceitável do menor valor possível, sem comprometer a qualidade e que possibilite lucro ao construtor.

Uma vez entendida essa questão, é fácil identificar o departamento de orçamentos como sendo a espinha dorsal do sucesso de uma obra. O orçamentista precisa mergulhar nos projetos, estudar toda a documentação possível, analisando cada detalhe, não somente os recursos a serem aplicados (dos materiais à mão de obra a ser empregada), mas também o conjunto de definições pré-estabelecidas.

O trabalho é quase um jogo de quebra-cabeças a ser resolvido, resultando em um preço final que seja competitivo, sem arriscar o lucro e o objetivo final de todo esse trabalho estratégico, que é ganhar contratos, mantendo a margem de lucro saudável.

Variável técnica

O desafio do balanço entre a necessidade do cliente e o preço competitivo que garanta lucro, com base no estudo da melhor técnica, da criatividade em encontrar soluções, sempre dentro de prazos exíguos, faz do orçamentista um profissional multidisciplinar, muitas vezes pouco valorizado, mas imprescindível em um mercado em constante mudança e cada vez mais competitivo e amplo.

E o que faz um orçamento ter sucesso em uma concorrência? 

Ao contrário do que muitos imaginam, o menor preço é a última questão a ser considerada. Não obstante a grande competitividade, seja de obras públicas ou privadas, avaliar todas as variáveis que envolvem a execução do empreendimento impacta diretamente no êxito da proposta vencedora.

O gerenciamento de dados confiáveis traz a segurança necessária do estudo da margem entre o lucro e o desconto possível a ser considerado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário