quinta-feira, 27 de março de 2025

Tabelas de Custos de Obras


Na Construção civil é praxe utilizar tabelas referenciais de preço para orçar ou parametrizar custos de obras, principalmente em orçamentos de obras públicas.


Tabelas de Custos de Obras são tabelas de referências de preços de obras e serviços de engenharia.


SINAPI - mantido por parceria entre a CAIXA e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é um instrumento obrigatório para a orçamentação de obras públicas, conforme estabelecido pelo Decreto 7.893 de 2013. Essa obrigatoriedade visa assegurar transparência, equidade e eficiência no uso dos recursos, além de padronizar os custos em todo o território nacional. As tabelas são bem abrangentes, refletem as variações do mercado, com pequena defasagem devido a inflação e podem ser consultados preços de todos os estados da federação.

Fonte: IBGE

SIURB - tabelas publicadas pelo portal da prefeitura de São Paulo. As tabelas são divididas em Edificações e Infraestrutura e pode ser consultado histórico de preços desde 2004/2005.

Fonte: Portal Prefeitura SP


CDHU / CPOS - utilizada como referência para licitações e orçamento de obras - publicada pelo portal da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

Fonte: Portal Governo Estado SP

SICRO - Tabela publicada pelo DNIT, sob a supervisão do Tribunal de Contas da União (TCU), sendo usado como referência em concorrências de obras públicasde infraestrutura.


Todas as tabelas incluem composições de preços unitários, tabelas de insumos, encargos, bdi e consideram custos desonerados e onerados e são recursos que auxiliam compor os custos de uma obra, mas possuem margens que podem ser estudadas em relação aos custos operados pelas empresas, o que se reflete nas variações de preços ofertados em concorrências, pel motivo que muitas empresas mantêm suas próprias bases de preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário