terça-feira, 24 de setembro de 2024

Orçamento de Obras

O orçamento de obras é uma ferramenta poderosa de tomada de decisão de empreendedores e construtoras e não somente uma planilha de preços com quantidades, resultando no total a ser gasto para a execução de uma obra.

Quando bem elaborado, resulta em um panorama econômico e financeiro, que possibilita visualizar as diversas etapas de execução, integrando o contrato e possibilitando o engenheiro responsável pela execução de acompanhar de forma mais acurada.

Na fase de contratação, o orçamento permite, não apenas entregar a dimensão financeira do escopo que se pretende construir, mas também possibilita simular métodos executivos mais vantajosos em termos de custo e prazo.

Na fase de execução, tem o papel de ser uma ferramenta de gestão da obra, controlando melhor as etapas de execução e possibilitando a contratação de serviços e compra de materiais com menor margem de erro, dependendo do nível de detalhamento do projeto.

O processo de orçamentação muitas vezes precisa ter o timing necessário para atender as demandas dos clientes, o que pode, muitas vezes, ser prejudicado quando não existem informações suficientes para elaboração do custo.

Para a composição do orçamento, se faz necessário buscar o máximo de informações possíveis para diminuir a margem de erro. Essas informações estão ligadas às diversas disciplinas que envolvem os custos.

Nas próximas postagens, vamos discorrer sobre essas disciplinas e etapas de orçamentação, quais os fatores envolvidos, o processo e custos de elaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário